Quem nunca disse: Ah! Eu também sou filho (a) de Deus. Se nos dizemos filhos de Deus, e a bíblia nos afirma isso ( João 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” ) então porque não fazemos o nosso papel?
Vs.: Romanos 8:18-19 ( 18- Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 19- Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. )
Quem são esses filhos de Deus? Nós somos os filhos de Deus!
Quem faz parte dessa criação? Todos aqueles que estão perdidos, e eles estão gemendo como num parto nos esperando. Romanos 8:22 (Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. )
Quero que você pense em alguém especial para você e a imagine gemendo, chorando, desesperado, e o único que pode salva-la é você. É assim que acontece. Todos que não estão em Cristo Jesus estão neste momento desesperados, e o que temos feito para acabar com esse sofrimento?
Nós, a igreja, precisamos tomar ciência disso, precisamos deixar de ser um elefante branco e correr como a corsa para consolar os que choram, libertar os cativos, preparar o caminho e anunciar Tua salvação.
Se nos dizemos pai de multidões, devemos agir como tal.
Quando fiz o meu primeiro estudo sobre o Shofar queria que todos vissem ou até mesmo fosse utilizado na célula ou algo do tipo. O tempo passou e nada aconteceu. Então Deus me deu mais um estudo tratando novamente sobre o Shofar.
Primeiro vou contar a experiência que me levou a escrever esse estudo:
Um tempo atrás quando já tinha o meu Shofar passei deixar de manter o tratamento com óleo, aquilo que eu tinha que fazer toda semana, por ilusão deixei passar umas 3 semanas para passar o óleo. Tinha um motivo por eu deixar de “hidratar” o SHofar. Esse motivo era porque eu olhava para o SHofar e ele me parecia bonito, brilhava. Mas depois dessas 3 semanas comecei a reparar algumas rachaduras, junto racho meu coração. Quando reparei a rachadura eu estava no altar ministrando com o Shofar. Na mesma hora Deus me mostrou que fazemos o mesmo com as nossas vidas. Olhamos para nós, aparentemente estamos bem, deixamos de passar o óleo de Deus em nós (a palavra de Deus), de nos “hidratar”, e quando vamos dar conta estamos rachados, desidratados da palavra, da presença, e da unção de Deus.
Mas ai vemos a misericórdia de Deus, é na tribulação que Deus muda a nossa história.Na mesma hora Deus me mostrou que não era o fim. Assim que cheguei em casa “lambuzei” o Shofar com óleo. Algumas semanas depois as rachaduras tinham sumido, e tirei uma lição disso. Quando estamos “rachados”, “desidratados”, sem a presença de Deus, basta uma atitude para que Ele nos abençoe com a sua presença. As rachaduras não vão sumir de uma hora para outra, porque não foi de uma hora para outra que elas apareceram.
Quando passei o óleo no Shofar, e o vi brilhando, tentei imaginar o que Deus poderia fazer na minha vida, mas não consegui imaginar, pois na Bíblia diz que “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração de um homem o que Deus tem preparado para nós”.
Nesses últimos tempos devemos estar bem atentos para nossas vidas com Deus, para que não possamos deixar que nenhuma rachadura venha atrapalhar os planos de Deus para as nossas vidas.
=>Introdução: O shofar é um instrumento feito de chifre de carneiro ou antílope. Usado na bíblia para levar o povo ao arrependimento.Existem vários modelos de Shofar (som grave, som agudo,...), porém todos têm a mesma importância para Deus. Como nós.
Existem vários tipos de pessoas, alguns pregam, outros louvam, outros tomam conta da casa de Deus, mas para Ele todos têm o mesmo valor.
“Há diferentes tipos de dons, mas o espírito é o mesmo.” (Co 12: 4 ao 11)
Acontece algo tremendo no mundo espiritual e físico quando tocamos o Shofar.
Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Capacitação = etapas.
*Para tratar do Shofar existem etapas, as quais também acontecem conosco.
*1º Etapa: Chamamos essa etapa de fase de seleção. O chifre deve estar em boas condições. Suas curvas, cor, as condições de sua abertura deve ser examinada cuidadosamente. Uma vez que o chifre seja tirado de um animal morto, selecionado para transformá-lo em Shofar, começa a etapa de limpeza.
- Somos escolhidos por Deus. Assim como escolhem o Shofar que irá ser tratado, Deus nos escolhe. Logo que somos escolhidos, que aceitamos a Jesus começa o nosso tratamento. –
*2º Etapa: A segunda etapa é a fase da limpeza interior. Com muito cuidado, dá-se uns toques com um martelo para que o conteúdo no interior do chifre desprenda-se. Uma vez solto, se começa a trabalhar lentamente na parte exterior.
Com produtos químicos e uns instrumentos especiais completa-se o trabalho de retirar tudo que está no interior do chifre. Esses ácidos também são utilizados para eliminar o mau cheiro. Repete-se esse processo várias vezes até que o chifre fique bem limpo e sem nada obstruindo seu interior.
- Quando aceitamos a Jesus, começa o processo de limpeza em nosso interior. Com cuidado para não nos machucar, Deus nos dá algumas “marteladas” para que coisas podres saiam de nós, Deus nos coloca à prova para terminar de retirar as coisas ruins. Como no Shofar, repete-se o procedimento de limpeza do interior até que o chifre fique bem limpo e sem nada obstruindo seu interior.
-Assim acontece conosco, somos colocados à prova, no deserto, até sermos limpos. Se uma vez não for o suficiente, Deus nos colocará na prova de novo, e quantas vezes forem necessárias. –
*3º Etapa: A terceira etapa é a fase de limpeza do exterior. Limpa-se o chifre, tirando todas as imperfeições da parte de fora. Trabalha-se com muito cuidado, para que o exterior não perca a aparência natural. Tira-se tudo o que é áspero e arranhado e preserva-se sua beleza.
- Como no Shofar, a mudança em nós acontece de dentro para fora. Por dentro são as substâncias que cuidam do Shofar, que em nós é o Espírito Santo de Deus. Por fora é a lixa, que para nós é o Pastor nas mãos de Deus. Lembrando que tudo sempre é feito cuidadosamente para não nos ferir. -
*4º Etapa: Uma vez terminada a limpeza exterior, entramos na quarta etapa que é a fase de abertura da boca. Depois que o chifre já está limpo, o mais limpo possível tanto no interior quanto no exterior, inicia-se o abrir a boquilha. Corta-se a ponta cerrada do chifre para depois, com uma broca apropriada, nem grande nem pequena, fazer uma abertura que depois será utilizada como boquilha para soprar.
Neste processo tem que se tomar muito cuidado no momento que a broca penetrar para não transpassar e perfurar o chifre, o que ocorre facilmente. Lembre-se, não se está preparando uma flauta, mas um SHOFAR.
No Shofar, depois da limpeza completa, vem a fase de abertura da boca. E só se abre a boca do Shofar quando ele está o mais limpo possível. O que faz a parte boquilha (onde coloca a boca) se abrir, é a broca.
- Para nós, a broca é o nosso líder, onde só somos preparados para discipular quando estamos realmente limpos, tanto por dentro (nosso caráter) quanto por fora (nossas atitudes, testemunhos através do dia-a-dia,...) -
*5º Etapa: A última fase é a etapa do acabamento. Nesta hora pode-se polir até eliminar qualquer imperfeição. Na quinta e última fase acontece o polimento para tirar qualquer defeito do Shofar.
- Conosco acontece diretamente com Deus, onde ele nos dá experiência, intimidade e nos unge. –
Somos como o SHOFAR: Na antiguidade, o Shofar também era usado para ungir. Onde se derramava o óleo na boca maior do Shofar, que corria até a parte menor, até cair na pessoa.
Em nossas vidas podemos dizer que somos como o Shofar. Pois o Senhor derrama Tua unção (o óleo) sobre seus filhos (SHOFAR) e através de nós, essa unção chega aos que nos cercam.